sexta-feira, 4 de maio de 2012

VINTE E DUAS RAZÕES PORQUE DOU O DÍZIMO

VINTE E DUAS RAZÕES PORQUE DOU O DÍZIMO


        Convicto de que Deus é o dono de todas as coisas, inclusive de mim mesmo, levo para a Casa do Senhor, como um ato de culto, a décima parte de tudo quanto Ele me ajudar a ganhar.
        É assim que compreendo o ensinamento da Bíblia sobre o que deve fazer o povo de Deus.   Deus tem um plano para o universo, para este mundo, para a igreja e para a vida de cada indivíduo.  O plano de Deus para qualquer coisa é sempre sábio e realizável.   Seria inconcebível que Ele não tivesse um plano também para o financiamento dos empreendimentos do seu Reino.   Ele tem um plano para isso também.   E esse plano é que o povo de Deus leve para a casa de Deus o dízimo que é de Deus para o trabalho de Deus.
        Desejo apresentar algumas razões por que sou dizimista e por que gostaria que cada membro de nossa igreja também o fosse.
  1. Sou dizimista porque Deus ordena ao seu povo que o seja (Deut. 14:22) e eu desejo ser um filho e cidadão obediente.
  2. Sou dizimista porque o dízimo "é santo ao Senhor" (Lev. 27:30). A Bíblia é chamada um livro santo, a Casa do Senhor, um lugar santo e o Espírito de Deus, o Espírito Santo. A mesma palavra que nas Escrituras designa a "Bíblia Sagrada" e o "Espírito Santo" designa o "dízimo santo".   Eu não posso profanar uma coisa sagrada usando o dízimo para qualquer fins pessoais.
  3. Sou dizimista porque isso me torna cônscio de minha cooperação com Deus.   Deus fornece os recursos naturais e cria em mim a inteligência e a energia.  Os cientistas calculam que 95% do poder utilizado na produção de riqueza provém de forças estranhas ao homem.   Assim Deus fornece mais de 90% e pede somente dez por cento do lucro.   Se eu usasse os 90% que são meus e depois ainda lançasse mão dos 10% que são de Deus eu não seria diferente de um empregado que depois de receber o seu salário ainda fosse à gaveta do patrão e roubasse o dinheiro ali guardado, ou então de um sócio que roubasse a parte dos lucros pertencente ao outro sócio.   Tanto aos olhos de Deus como aos olhos dos homens esse ato é roubo.
  4. Sou dizimista porque Deus amaldiçoa, aqueles que o roubam recusando-se a pagar o dízimo (Mal. 3:9). Deus é um bom cobrador.   Se eu recuso pagar o dízimo voluntariamente serei forçado a dá-lo mesmo contra a vontade, de um modo ou doutro (Joel 1:4).
  5. Sou dizimista porque necessito e quero as bênçãos que Deus promete àqueles que o são (Mal. 3:10). Ele promete bênçãos materiais, pessoais, nacionais e espirituais àqueles que lhe obedecem dando o dízimo.
  6. Sou dizimista porque creio na oração e preciso diariamente do auxílio de Deus, em busca do qual necessito orar.   Mas se eu desobedeço e roubo a Deus não estou em condições de lhe pedir coisa nenhuma (I João 3:22).
  7. Sou dizimista porque o dízimo é uma dívida que todo homem tem para com Deus (II Reis 4:7).   Deus é o primeiro credor e a dívida para com Ele deve ser paga em primeiro lugar (Êx. 23:19, Prov. 3:9).
  8. Sou dizimista porque Deus é o dono de todas as coisas e tem direito de receber a renda daquilo que entregou.   A Ele pertence a terra (Salmo 24:1) ; o gado (Salmo 50:10) ; a prata e o ouro (Ag. 2:8) e nós próprios (I Cor. 6:19,20).
  9. Sou dizimista e desejo que todos os membros de nossa igreja também o sejam, porque desse modo sustentaremos adequadamente todas as causas de Cristo.   O orçamento de nossa igreja visa o sustento de todo o trabalho local; ordenados, propriedades, equipamento e despesas das organizações.   E concorre também para o sustento de Colégios, Seminários, Hospitais, Caixas de Socorros, Orfanatos, Missões Estaduais, Nacionais e Estrangeiras.   Todos os dízimos para sustentar todo o trabalho durante todo o tempo.
  10. Sou dizimista porque assim partilho da companhia dos espíritos mais nobres de todos os tempos.   Os melhores pensadores de toda antiguidade eram dizimistas.   Os apóstolos e discípulos eram dizimistas.   Os maiores cristãos do mundo hoje em dia são dizimistas.   Sinto-me honrado de estar em tão boa e grande companhia.
  11. Sou dizimista porque Cristo, meu Senhor e Salvador espera que eu o seja (Mat. 22:21, Mat. 23:23, Luc. 6:46). "Daí a César o que é de César e a Deus o que é de Deus". Entre as coisas que pertencem a César, isto é o Governo, estão os impostos.   Entre as coisas que pertencem a Deus, estão os dízimos.   A humanidade tem duas necessidades: uma é secular, a outra espiritual.   Deus proveu duas instituições para atender a essas necessidades uma é o governo civil, outra a igreja.   Ele estabeleceu também duas fontes das quais devem se sustentar essas instituições: os impostos e os dízimos.  Impostos ao governo para atender às necessidades seculares e os dízimos à igreja para as necessidades espirituais da humanidade.   Desse modo serão satisfeitas todas as necessidades humanas quer físicas, quer mentais, quer espirituais.
  12. Sou dizimista porque os nove décimos do que ganho e que Deus me permite usar para as minhas necessidades pessoais valem muito mais, com a bênção de Deus e me ajudam muito mais do que se eu conservasse os dez décimos e roubasse o dízimo ao Senhor.
  13. Sou dizimista porque isso me proporciona alegria genuína, prazer e felicidade.   Quero viver a vida cristã mais completa possível.   Eu quero ter sempre no coração a alegria da salvação.   Ser dizimista me ajuda nisso.
  14. Sou dizimista porque quando resolvi sê-lo acabou-se a ganância em meu coração.  Ganância é idolatria (Col. 3:5). Sendo dizimista o homem se torna senhor do seu dinheiro em lugar de ser escravizado por ele.  "Ao Senhor teu Deus adorarás e só a Ele servirás". (Mat.4:10). "Não podeis servir a Deus e a Mamon". (Lucas 16:13).
  15. Sou dizimista porque isso me torna a consciência limpa e clara ; livra-me do senso da condenação acerca do dinheiro e habilita-me a viver em paz comigo mesmo.
  16. Sou dizimista porque assim aprendo a ser metódico e sistemático nos meus negócios com Deus, comigo mesmo e com meu semelhante.
  17. Sou dizimista porque sendo-o carrego com meus irmãos o peso das responsabilidades, partilhando com eles numa base equitativa das responsabilidades financeiras da igreja.
  18. Sou dizimista porque dizimar é fazer um bem e é pecado não fazer o bem. (Tiago 4:17).
  19. Sou dizimista porque se o não for incorro no desagrado de meu Senhor e perco grande galardão na eternidade (Lucas 12:47).
  20. Sou dizimista porque tudo quanto sou e tudo quanto tenho e tudo que tenho a esperança de ser ou de ter, eu devo à bondade e a graça de meu Pai celestial, e a gratidão impulsiva meu coração a fazer o que Ele pede de mim (I Cor. 15:10).
  21. Sou dizimista porque Cristo, meu Salvador morreu por meus pecados, foi sepultado e ressucitou para me justificar.   Minha gratidão por tudo quanto Ele tem feito e minha esperança de vê-lo em paz quando Ele vier me constrangem a dar o dízimo (II Cor. 5:14).
  22. Sou dizimista porque sendo-o eu ajunto tesouros no céu onde "nem a traça, nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam" (Mat. 6:20).   O céu é o único banco que oferece absoluta segurança.   Eu não quero chegar ao céu em completa bancarrota.
Um dizimista é um bom cidadão no Reino de Deus, um bom membro da família celestial e um bom associado do divino Salvador.   Todos os dizimistas testificam da alegria e das bênçãos que recebem pelo fato de darem o dízimo.   É muito estranho que algum cristão se recuse a pagar o dízimo quando isso concorreria para a sua própria felicidade, para maior glória de Deus e para que o mundo melhorasse.

Pastor Paulo Roberto Sória

2 comentários:

  1. Caros irmãos, na nova alinça não existem mais dízimos, vamos lá: dízimo de Abraão foi dos despojos, e não de seus bens, deu uma única vez e devolveu os restantes 90% ao seu antigo dono.Com certeza isso não é feito nos dias de hoje!Dízimos era somente dado à tribo de Levi, pois não tinham herança;Dízimos só era dado em produtos agropecuários, nunca em dinheiro, coisa que não é feita nos dias de hoje;Dízimos era somente para os Judeus,e só uma vez por ano, coisa que não se faz hoje em dia.Em Mt, cap23,vers.23, Jesus estava cumprindo a lei, falando com fariseus, tudo isso nos tempos da lei, pois novo testamento só quando Jesus morreu na cruz!O véu se rasgou de cima à baixo com a ressurreição de Jesus,que cumpriu “toda a lei”, para que voce e eu não ter a necessidade de cumprí-la.Sacerdote não existe mais, pois ele era o que intercedia entre Deus e o povo, Jesus é o nosso intercessor.Templo não existe mais porque nós somos o templo do Deus vivente!Jesus não disse que a adoração seria num templo feito por mãos humanas, mas que nós o adorassemos em Espírito e em verdade!enfim Jesus não fundou uma nova religião, apenas nos deu livre acesso ao Pai.Conclusão:se não existe mais templo, não existe mais sacerdote, muito menos dízimos, para que serve uma “instituição religiosa?Só para encher os cofres da própria instituição!O pastor enriquece e o irmão empobrece!Voce sabia que a igreja primitiva não dizimava?Isso só ocorreu pela pressão da igreja católica sobre Carlos Magno, em meados de 777.Em 2005, a igreja católica voltou atrás, desculpou se pelos erros e tirou os dízimos da doutrina .Só os evangélicos continuam com a prática.Na verdade quando se pega algo que não lhes pertence, é roubo!
    Abraços
    Roberto Nogueira
    nogueirapi@hotmail.com

    ResponderExcluir